Somos, em parte, a mistura de um pai e de uma mãe, que nos protegem e guiam para crescermos seguros e felizes. Embora aprendendo muitos conceitos em família, somos também movidos pela  personalidade, jeito de ser,  que nos leva a contestar alguns conceitos, mesmo que nos tenham sido passados como exemplos.

Aprende-se conforme a idade e melhor ainda, conforme o interesse.  Quando crianças e na adolescência, nem sempre estamos preparados para aprender tudo que querem nos ensinar. Muitas vezes nos falta interesse, porque ainda não estamos prontos para entender e praticar o que nos foi dito, principalmente se tiver tom de imposição. Crianças e adolescentes precisam ser convencidos, nunca obrigados.  As  mensagens, o que nos ensinam  não devem soar como imposição e é importante explicar porque devemos ou não devemos fazer  ou dizer algo,  quando estamos  ainda em formação, para facilitar o diálogo e chegar ao entendimento.

Embora os ensinamentos sejam fundamentais ao nosso crescimento, num determinado momento da vida nossas escolhas serão sempre as melhores, mesmo que não sejam sempre as mais certas. Teremos que fazer acontecer por nós mesmos, acreditando e assumindo os resultados. Será preciso selecionar o que nos ensinaram como certo  e escolher o que vale a pena manter ou descartar. É quando crescemos realmente e nos tornamos livres para tomar as próprias decisões, assumindo as consequências, conforme o  resultado.

Comments

comments


Ceiça Monteiro

Ceiça Monteiro - Acredito na força do pensamento e no poder das palavras, que precisam ser positivas para que nos tornemos mais iluminados.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *